Coccyzus

Coccyzus é um gênero de aves Cuculiformes da família Cuculidae, onde se classificam as cinco espécies conhecidas de papa-lagarta. O grupo habita as Américas e algumas espécies são migratórias. Os papa-lagartas são aves de médio porte, com 20 a 30 cm de comprimento. A plumagem é semelhante em todas as espécies, com o dorso castanho ou castanho-acinzentado e a zona do peito e barriga mais clara, de cor branca ou amarelada. O bico é relativamente comprido e um pouco encurvado. A cauda é longa e muito característica do grupo, com manchas brancas na face ventral. As asas são arredondadas.

Coccyzus americanus - papa-lagarta-de-asa-vermelha


  Registros de papa-lagarta-de-asa-vermelha no WikiAves

O papa-lagarta-de-asa-vermelha mede 25 cm de comprimento. Difere do papa-lagarta-de-bico-preto pelo bico preto com a base da mandíbula amarela, pelos tons ferrugíneos nas primárias e pelas marcas brancas conspícuas na cauda.

Espécie migrante pode aparecer no Brasil em áreas semi-abertas, bordas de florestas, cerradões,capoerias e carrascais.

Visitante setentrional proveniente dos Estados Unidos, migra aos milhares entre setembro e março chegando até a Argentina. Viaja durante a noite, chocando-se frequentemente contra janelas iluminadas. Suas rotas migratórias incluem o noroeste da América do Sul, passando pelo Brasil Centro-oriental, indo até o Rio Grande do Sul e o pantanal mato-grossense, alcançando finalmente a Argentina entre janeiro e fevereiro.

Coccyzus erythropthalmus - papa-lagarta-de-bico-preto


  Registros de papa-lagarta-de-bico-preto no WikiAves










Não registro dessa espécie no site

O papa-lagarta-de-bico-preto mede 25 cm de comprimento. Seu status como espécie migratória é perturbada pela fácil confusão em campo com as outras espécies do gênero, presentes nos mesmos locais na Amazônia. Difere do papa-lagarta-de-asa-vermelha pelo bico totalmente preto, pela ausencia de tons ferrugíneos nas primárias e pelas marcas brancas quase inconspícuas na cauda. Difere de outros congêneres residentes pelo branco das partes inferiores e pelo anel perioftálmico vermelho.

Em países da fronteira ocidental com a Amazônia brasileira, consta que prefere as copas e bordas de florestas, matas abertas e clareiras.

Migrante incomum da América do Norte, ocorre na porção ocidental da América do Sul, podendo ocasionalmente aparecer como vagante raro no Acre.

Coccyzus euleri - papa-lagarta-de-euler


  Registros de papa-lagarta-de-euler no WikiAves

O papa-lagarta-de-euler mede 23 cm de comprimento. Difere de outros congêneres residentes pelo branco das partes inferiores, mas difere de papa-lagarta-de-asa-vermelha(Coccyzus americanus) apenas pela ausência de tons ferrugíneos nas primárias.

Espécie de vasta distribuição, embora incomum. Vive em bordas de florestas úmidas, cerrados, áreas semi-abertas, capões e capoeiras.

Presente em grande parte do Brasil, com exceção do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grandes áreas do Amazonas, Rondônia, Acre e Mato Grosso do Sul. Na América do Sul está presente nas Guianas, Venezuela e Colômbia.

Coccyzus melacoryphus - papa-lagarta-acanelado


  Registros de papa-lagarta-acanelado no WikiAves

O papa-lagarta-acanelado apresenta cor alaranjada no ventre, cores escuras acinzentadas no dorso e sua cauda alterna o preto e o branco. Ave rabilonga. A plumagem juvenil tem a cor amarelada no ventre. Mede 28,3 cm.
Sua vocalização é assim constituída como ventríloqua: “ga-ga-ga-go-go”; tendo uma seqüência decrescente de oito “goa”, bufando (canto); rosnar monossilábico, vocaliza também à noite.

Comum no estrato médio de florestas altas, várzeas, capoeiras e florestas de galeria. Vive normalmente solitário, escondido em seu hábitat, aparentemente migrando durante o inverno em algumas regiões (como no Rio de Janeiro).
Ocasionalmente pousa em locais mais expostos, como cercas, fios e emaranhados de vegetação em bordas de florestas.

Presente em todo o Brasil e também do norte da América do Sul à Bolívia, Paraguai e Argentina.

Coccyzus minor - papa-lagarta-do-mangue


  Registros de papa-lagarta-do-mangue no WikiAves




O papa-lagarta-do-mangue mede 24 cm de comprimento. É semelhnate ao papa-lagarta-acanelado mas com a base da mandíbula amarela e a garganta branca.

Frequenta o litoral limoso (manguezais).

No estuário do Amazonas, desde o Pará ao Amapá e as Guianas.

Referências

Galeria de Fotos